domingo, 10 de abril de 2011

atividade 5

Tabuando nas séries iniciais – Parte 1 Raquel Fernandes Gonçalves Machado UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia Edilamar Ferreira UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Antomar Araújo Ferreira UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Marcia Aparecida Mendes UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Maísa Gonçalves da Silva UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Gislaine Saraiva UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA Estrutura Curricular Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações Dados da Aula O que o aluno poderá aprender com esta aula - Aprender a tabuada de forma prazerosa. - Encontrar estratégias para que facilite a aprendizagem da tabuada. - Compreender o algoritmo da multiplicação. Duração das atividades Duas horas-aula de 50 minutos. Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno Adição de números naturais: operação e propriedades. Estratégias e recursos da aula Esta proposta de aula pode ser aplicada desde as séries iniciais do Ensino Fundamental podendo estender-se até o 6º ano (5ª série). Nas séries iniciais o professor deverá trabalhar primeiro com material manipulável (pedrinhas, tampinhas, fichas de retalhos de cartolina ou papel cartão e outros) e apropriado para cada turma, com o objetivo de compreender o significado da multiplicação como uma adição de parcelas iguais 2 x 1 =______ +______ =_____ x _____=_____ O resultado esperado é: 1 + 1 = 2 x 1 = 2 Continuar o trabalho com tampinhas até formar cada “família”, ou seja, cada tabuada. Atividades como as que seguem poderão ajudar a compreender o algoritmo da multiplicação. Descubra o segredo. A bola quica de ____ em ____ até 20. Explore a atividade registrando no caderno as descobertas: • Que número posso repetir 2 vezes para obter 0? Resposta esperada: 0 + 0 = 0 ou 2 x 0 = 0 • Que número posso repetir 2 vezes para obter 2? Resposta esperada: 1 + 1 = 2 ou 2 x 1 = 2 • Que número posso repetir 2 vezes para obter 4? Resposta esperada: 2 + 2 = 4 ou 2 x 2 = 4 Com esta atividade você estará construindo e trabalhando novamente a compreensão do algoritmo da multiplicação. Para cada “família” crie uma ilustração que possibilitará a exploração e registro da tabuada. Descubra o segredo Os alunos do 3º ano estão brincando com peteca e fazendo uma contagem bem interessante Explorar a atividade seguindo os passos descritos anteriormente. Recursos Complementares Visite o endereço abaixo e veja a possibilidade de trabalhar com a tabuada da multiplicação de todas as “famílias” http://www.imagem.eti.br/atividades_educativas/tabuada_do_3.html Esta atividade proporciona o uso dos registros feitos durante cada atividade desenvolvida sugerida nesta aula. Avaliação A avaliação acontecerá durante todo o trabalho. ATIVIDADE 5 TCS Área do conhecimento: Matemática. Tema: Números e operações. O professor utilizou material manipulativo como pedrinhas, tampinhas, fichas de retalhos de cartolina ou papel cartão apropriando da adição de parcelas iguais,conforme a turma que estiver atendendo, para fazer com que a criança compreenda o significado da multiplicação e assimile a idéia contida na operação. Ex: o + o=oo, isto é 1+1=2 ou 2x1=2. A sugestão do professor é de continuação até que o aluno forme as “famílias”ou seja cada tabuada. Esta sugestão é válida porque brincando, o aluno construirá o significado da multiplicação e sem decoreba assimilará resultados e a idéia contida na operação. Multiplicação por 2. o+o=oo 2x1=2 oo+oo=oooo 2x2=4 OOO+OOO=OOOOOO 2X3=6 Para cada “familia” criar uma nova ilustração possibilitando a exploração e o registro da tabuada. No final o professor deu sugestões de atividades que explorem e poderão ajudar na compreensão e na construção do algoritmo da operação em estudo de forma criativa e dinâmica. Ex: Com uma bola batendo aqui e ali em determinado ritmo poderá obter uma seqüência registrando assim: 0,2,4,6 e lançando como desafio para o aluno. O registro também é importante. Aquilo que o aluno descobre nas suas investigações e registra ele nunca esquece. Para tanto como sugestões o jogo dominó ,memória ,corrida inteligente são recursos importantes para a memorização da operação.Discordo quando o professor coloca o planejamento para uma duração de duas aulas de 50 minutos porque durará enquanto o aluno encontrar dificuldade. AVALIAÇÃO O professor avaliará o aluno no desempenho, considerando o ritmo de cada um e o modo como cada um aprende.

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