sábado, 26 de março de 2011

Tecnologia e educação

Uma escola na era da modernidade tem como função fundamental preparar o aluno para atuar diante de uma sociedade digital. Não só capacitar a criança a interagir com as ferramentas tecnológicas digitais, mas também prepará-la para adquirir habilidades investigativas , com capacidade crítica,desenvolver um trabalho de equipe ,formando seres interativos , críticos e produtivos capazes de atuarem numa sociedade moderna ,respondendo as solicitações dos variados contextos onde estão inseridas.Nesse contexto, a escola e sua equipe pedagógica necessita abraçar os desafios ,pensar e repensar e de forma urgentíssima incorporar o uso das tecnologias de informação na prática pedagógica que incita o docente buscar novas alternativas ,novos caminhos, com isso novas possibilidades para construir e mediar conhecimento pautado pelo que é significativo e prazeroso tendo como pano de fundo o desenvolvimento de projetos e o estudo de problemática do cotidiano . É nessa perspectiva de ensino que a aprendizagem ganha enfoque real de interação entre alunos e alunos , alunos e professores, professores e professores ,escola e escola passando a construir redes sociais ,interagindo de forma significativa , formando um elo de partilha de saberes , de experiências , de informações ,contribuindo para a construção do conhecimento.Com o uso da tecnologia de informação e comunicação, na escola ,contribui para representar e divulgar o próprio pensamento,ler,atribuir significados,trocar informações e nesse movimento que favorece o desenvolvimento pessoal ,profissional e grupal ,compreendendo a realidade e a atuação ,contribuindo para a transformação da sociedade.Com os avanços da tecnologia na educação é preciso que os educadores se apropriem cada vez mais de conhecimentos para ir mais além para a ampla utilização das ferramentas tecnológicas disponíveis procurando aguçar a curiosidade da criança e se interessar pela pesquisa dentro e fora da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário