SERRINHA- ÁGUA BOA –ESCOLA DO CAMPO APÓSTOLO PAULO
PLANTAS MEDICINAIS DA NOSSA COMUNIDADE
30/05/2011
Autor e co-autor
Autora: Maria Luiza de Lima Fernandes
Co-autora
Elisângela Samira de Lima Fernandes
Estrutura Curricular
Modalidade /Nível de Componentes Curriculares Tema
Ensino
Ensino Fundamental Inicial Ciências As plantas medicinais
Ensino Fundamental Inicial Ciências Partes de uma planta
Ensino Fundamental Inicial Geografia Fauna e flora
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Produção textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
* a importância das plantas para nossa sobrevivência;
* conhecer as plantas medicinais valorizando-as;
* identificar as partes de uma planta;
* enfatizar a importância da biodiversidade para a qualidade de vida;
* refletir sobre ações para preservação da biodiversidade;
* fauna e flora;
*produzir textos informativos e relatórios.
DURAÇÃO: As atividades propostas terão a duração de cinco aulas de sessenta minutos.
PÚBLICO ALVO: Alunos de 4º e 5º anos
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Para estas aulas o aluno precisa ter vivenciado situações didáticas envolvendo o conhecimento sobre a importância das plantas que curam e a preservação da biodiversidade.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS
1º momento: O professor faz a apresentação da aula com um texto informativo “AS PLANTAS QUE CURAM “para leitura e comentários;
2ºmomento: Com o texto em mãos trabalhar a interpretação;
3ºmomento: Preparar os alunos para uma aula de campo.
Visitar um quintal para adquirir informações sobre o assunto;
4ºmomento: Fazer relatório da aula de campo;
5º momento: Fazer pesquisa na internet ou em livros, do nome científico, como usa e para que serve;
http://www.chaecia.com.br/loja/extra.php?loja=111058&pagina=relacao_produtos&gclid=CL24lMfClakCFRIq7AodZiGzgw
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planta_medicinal
http://guia.mercadolivre.com.br/ervas-medicinais-z-consulta-utilizacao-gratis-5144-VGP
6º momento: Catalogar cada planta e expor em cartaz;
7º momento: Produzir textos informativos sobre o assunto;
8º momento: Identificar as partes de uma planta em desenhos ou em outras atividades;
Como no site:
http://www.google.com.br/search?q=plantas+medicinais&hl=pt-BR&biw=771&bih=391&prmd=ivns&tbm=isch&tbo=u&source=univ&sa=X&ei=dZ3mTdSDOYrrgQf3pNGKCw&ved=0CCoQsAQ
9º momento: Estudar FAUNA e FLORA do município e ou do estado .
OBS: Aprofundando os conhecimentos: trabalhar de acordo com a capacidade dos alunos; trabalhar em grupos
Avaliação:
A avaliação deverá ser contínua, fazendo observação da participação e envolvimento de cada aluno, anotando as informações dessas participações: se fizeram as pesquisas, se foram responsáveis com as tarefas e trabalhos de casa, dentre outras. Serão feitas as considerações acerca de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário